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Entrega de valor como elemento estratégico para obter um melhor posicionamento de negócio.
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http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Cadernos%20de%20Idéias/2006/0628.pdf
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Entrega de valor como elemento estratégico para obter um melhor posicionamento de negócio.
Ano de publicação:
2.006
Publicação:
Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2006. (Caderno de Ideias ; CI0628)
Paginação:
20 p.
Autores:
MENDES, Luis Augusto Lobão.
Tipo de Publicação:
Caderno de Ideias
Autor Principal:
Mendes, Luis Augusto Lobão
Outros Autores:
MENDES, Luis Augusto Lobão.
Resumo:
É sabido que a prática da estratégia de negócios deve começar com o cliente, pois, sem clientes com necessidades a serem atendidas, o negócio não tem razão de ser. Um produto diferenciado permanece sendo um produto diferenciado só até a emergência do primeiro seguidor. Depois disso, ele começa a se comportar com uma commodity, tendo como conseqüência o acirramento da guerra de preços. Com o tempo todos os produtos se tornam commodities. As organizações que não conseguirem enxergar valor para o cliente, além da aplicação ou da funcionalidade dos produtos / serviços que vendem, defrontam com um futuro incerto. A inovação de valor não está restrita às características intrínsecas
do produto ou serviço, mas aos resultados de sua aplicação pelos clientes. Outro fator determinante é como a empresa fornecedora define seu modelo de negócio (business model) para entregá-lo, criando dessa forma vantagens sobre seus concorrentes. Este trabalho tem por objetivo, a partir de uma breve revisão bibliográfica, analisar o conceito e os aspectos relevantes no processo de criação e entrega de valor, caracterizando a importância de se criar um modelo de negócio ao redor de uma entrega de valor percebida pelo mercado. A revisão bibliográfica que fundamenta o estudo apresenta uma discussão crítica sobre a variedade de definições e termos que envolvem o tema em questão. O trabalho conclui-se pela proposição de uma sistematização de atividades, dentro de um processo, para avaliação do valor percebido pelo cliente, e parte do princípio de que existem produtos commodities, mas não negócios commodities. Pensar o negócio como produtos pode levar a empresa à competição somente por preço.
Idioma:
Português
Número de Referência:
658 M538e 2006