Fundação Dom Cabral
00A1BE FFFFFF
 

Publicação

 A premência do reposicionamento estratégico das empresas de transportes rodoviários no Brasil..
Buscar apenas publicações disponíveis para download
Baixe o pdf   Baixe o Abstract  

 A premência do reposicionamento estratégico das empresas de transportes rodoviários no Brasil..

2.024  Revista Mundo Logística, v. 17, n. 102, p. 58-64, set./out. 2024.   RESENDE, Paulo Tarso Vilela de. Artigo Resende, Paulo Tarso Vilela de Professor TI RESENDE, Paulo Tarso Vilela de. O setor de logística, incluindo todos os meios de transportes, está passando por grandes transformações, muitas delas resultantes do efeito de um fenômeno global conhecido como Centralidade do Cliente. Cadeias produtivas e de suprimentos estão de adaptando a uma realidade onde o que é valor para o cliente precisa ser, a priori, mapeado e gerenciado para que as estratégias e processos operacionais das empresas estejam alinhados com as expectativas de quem elas atendem. E o transporte rodoviário de cargas é o modal mais desafiado por tal fenômeno, principalmente pela importância na logística de cargas. Acontece que, por muitos anos, as empresas do setor se consolidaram sobre estratégias  e processos que visavam estruturas de custos enxutas para atingir o menor preço como diferencial competitivo. A centralidade do Cliente desafia tais estruturas, e os caminhos do necessário reposicionamento são aqui discutidos. Português Documento eletrônico