O Agronegócio é uma das bases da economia brasileira. Nos últimos anos, este setor foi responsável por mais de 24% do PIB, o equivalente a 2 trilhões de reais. TAMANHA IMPORTÂNCIA CARREGA GRANDES RESPONSABILIDADES Além de fornecer alimentos e insumos de base, o agronegócio emprega atualmente cerca de 27% da força de trabalho brasileira. TAMANHA IMPORTÂNCIA TRAZ GRANDES DESAFIOS E OPORTUNIDADES É preciso obter eficiência na operação e, ao mesmo tempo, crescer de forma sustentável para um futuro promissor. Tais intenções levantam sérios desafios: **Para o produtor** - Como produzir mais com a mesma quantidade de terra? - Como profissionalizar a fazenda, usando tecnologia e inovação para aumentar a eficiência? - Em um ambiente altamente relacional, como fortalecer a marca dentro e fora da porteira? - Como gerenciar riscos e garantir o futuro do negócio? **Para Executivos do Agro (Serviços e Cadeia de Valor)** - Como dominar as tendências para impulsionar o crescimento? - Como identificar oportunidades e/ou parcerias estratégicas para o negócio? - Como as tendências do mercado, novas tecnologias e práticas podem ser aplicáveis em suas próprias indústrias? - Como usar os fundamentos de gestão no agronegócio para tomar melhores decisões? Em parceria com:
- Produtores rurais, agricultores, pecuaristas e seus sucessores. - Gestores de propriedades rurais. - Executivos de toda a cadeia de valor do agro: agroindústrias, fabricantes de insumos, distribuidores, comerciantes de produtos agrícolas e prestadores de serviços, dentre outros. - Consultores que buscam soluções inovadoras e sustentáveis para ajudar seus clientes a resolver problemas e demonstrar credibilidade e capacidade por meio de um programa bem reconhecido. - Empresários e empreendedores interessados no agronegócio.
- Ampliar sua visão estratégica do negócio e da cadeia de valor do agro. - Moldar estratégias e definir objetivos a partir de cenários e tendências do agronegócio no Brasil e no mundo. - Promover processos de inovação e transformação digital nas áreas de negócios. - Aplicar conceitos e práticas para otimizar retorno, risco e crescimento. - Analisar os principais demonstrativos financeiros para uma boa gestão. - Avaliar o setor e os processos de marketing no agronegócio. - Avaliar o comportamento do consumidor e tendências de mercados nacionais e globais. - Aplicar os conceitos e práticas de sustentabilidade e ESG para ganhar competitividade. - Ampliar o exercício da liderança alinhada à estratégia de gestão de pessoas e ao modelo de negócios da organização. - Avaliar os fatores que ajudam a construir o futuro do negócio.
EFICIÊNCIA, SUCESSÃO E FUTURO DO NEGÓCIO O programa Gestão Estratégica do Agronegócio se baseia em três pilares essenciais: - Eficiência: crescer e expandir o negócio. - Liderança e Sucessão: entregar um negócio maior e melhor para a próxima geração. - Futuro do negócio: plantar hoje um amanhã sustentável.