O Mestrado Profissional é um Programa de Pós-graduação stricto sensu que se destina àqueles profissionais que queiram se aprofundar em uma área do conhecimento visando sua aplicação no mercado de trabalho - empresarial ou acadêmico. Muito mais que aplicabilidade, o MPA desenvolve a capacidade reflexiva, analítica, crítica e com profundidade e, a partir de uma visão contemporânea da dinâmica das organizações, o programa conta com bases conceituais sólidas e aliadas ao rigor acadêmico embasado por métodos científicos. Ao longo de toda a jornada, você será provocado/incentivado por novas óticas e diferentes ângulos para alcançar perspectivas que ampliem sua autonomia intelectual e criem novas conexões entre os participantes e professores que ultrapassam o networking, construindo relações sólidas, produtivas e duradouras por meio da troca de experiências dentro de uma metodologia centrada no participante, privilegiando a análise de problemas reais e a adoção de abordagens inovadoras. Por contar com mais de 45 anos de experiência, a Fundação Dom Cabral trabalha seus programas de ensino de maneira integrada com empresas dos mais diversos portes e setores. E é esse relacionamento que permite que a dinâmica atual dos negócios seja trazida para a discussão, fazendo com que o MPA seja uma fonte de transformação e diferenciação na carreira dos executivos de forma real. Conheça as publicações mais relevantes produzidas pelo MPA nos últimos anos.
O Programa possui nota 4 em 5 na avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e é estruturado em duas linhas de pesquisa – Estratégia ou Liderança. **FLEXIBILIDADE:** Nossa estrutura permite aos alunos conciliar o aprendizado com suas agendas profissionais e pessoais. - Aulas presenciais a cada dois meses, de quarta-feira a sábado, no Campus Aloysio Faria (Nova Lima, MG). - Possibilidade de escolha de cursar algumas disciplinas em formato híbrido ao vivo. - Possibilidade de cursar disciplinas em escolas parceiras de diferentes regiões do Brasil. - Possibilidade de cursar disciplinas do Executive MBA. - Possibilidade de conseguir titulação de mestrado em até 5 anos enquanto adquire créditos a partir de certificados progressivos. **RELACIONAMENTO:** Networking entre alunos com ampla vivência prática e com sólida formação educacional, além de acesso à rede Alumni composta por alunos e ex-alunos da FDC e organizações parceiras. - Encontros com especialistas, pesquisadores e executivos para debater temas contemporâneos da gestão. - Disciplinas em inglês, abertas à participação de alunos estrangeiros. - Conselho executivo de notáveis, orientando a estratégia e aspectos culturais do programa. - Contato direto com organizações parceiras para realizar sua pesquisa de dissertação; - Networking com alunos com ampla vivência profissional **PROFUNDIDADE:** Estímulo a análise sistemática, pensamento crítico e autonomia intelectual, para que os alunos estejam mais aptos a lidar com problemas complexos da gestão contemporânea. - Literatura de ponta, baseada em artigos científicos e orientados para a prática. - Professores que conciliam produção intelectual relevante e ampla vivência organizacional. - Expertise em Estratégia ou Liderança. **RELEVÂNCIA:** Nossos conteúdos permitem aos alunos cocriar conhecimentos, multiplicar seus potenciais de carreira e gerar impacto positivo na sociedade. - Desenvolvimento de competências em consultoria organizacional e educação executiva. - Dissertações orientadas para o enfrentamento a grandes desafios da sociedade. - Oportunidades de engajamento voluntário em projetos sociais. - Dinâmicas de aconselhamento/mentoria para apoio e desenvolvimento mútuo de carreiras.
- Encontros a cada dois meses, com aulas de terça ou quarta-feira a sábado, das 09h às 18h30. - Local: Campus Aloysio Faria - Av. Princesa Diana, 760 - Alphaville, Lagoa dos Ingleses - Nova Lima/MG - Estrutura Curricular - Composição de Créditos e Carga Horária - Calendário (sujeito a alteração) - Ementário - Regimento
- Acesse aqui a lista de egressos no programa de Mestrado Profissional em Administração Destinado a profissionais de nível superior com diplomas de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que buscam titulação de mestre e/ou verticalizar a área de análise para Estratégia e Liderança. Para profissionais de ampla vivência prática que possuem curiosidade intelectual e desejam multiplicar seus potenciais de carreira, seja ocupando funções relevantes em organizações ou exercendo atividades de ensino e consultoria.
ACESSE AQUI O EDITAL DO PROGRAMA **ETAPA1: Preenchimento da Ficha de Inscrição** Clique no botão ao lado e preencha a ficha de inscrição **ETAPA 2: Envio e Análise de Documentação** Os candidatos deverão elaborar um documento a ser enviado para mirian.oliveira@fdc.org.br, descrevendo suas intenções de estudo e trajetórias profissionais. Para ter acesso ao documento, CLIQUE AQUI **ETAPA 3: Entrevista por Videoconferência com os pré-selecionados pela banca de admissão – Duração: 1h** Nesta etapa, o candidato apresentará aos entrevistadores, verbalmente, sua proposta de estudos para o Programa. A fim de se preparar, será necessário ler o artigo a ser recebido por e-mail. Sugere-se, para essa etapa, que o candidato ao MPA leia o regimento do Programa como procedimento. Acesse o Regimento **ETAPA 4: Efetivação da Matrícula** Os candidatos aprovados no processo seletivo do MPA FDC precisarão apresentar os documentos obrigatórios para efetivar a matrícula na turma. CLIQUE AQUI, para saber quais são os documentos obrigatórios.
**DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS** - Grandes Desafios da Sociedade e Papel da Gestão Contemporânea nas Organizações - Seminário de Dissertação - Metodologia do Trabalho Científico - Evolução do Pensamento em Estratégia - Evolução do Pensamento em Liderança **NÚCLEO BÁSICO** - Teoria das Organizações - Moral, ética e cidadania corporativa - Implementação Estratégica - Fórum do Conhecimento **DISCIPLINAS ELETIVAS** - Special Topics in Strategy: Supply Chain Management - Special Topics in Leadership: Global Mindset - Special topics in Strategy: High Growth Firms - Tópicos Especiais em Estratégia: Estratégia em tempos de revolução tecnológica - Tópicos Especiais em Estratégia: Marketing e Comportamento do Consumidor - Tópicos Especiais em Estratégia: Movimentos Colaborativos nas Organizações - Tópicos Especiais em Liderança: Diversidade nas Organizações - Tópicos Especiais em Liderança: Intervenção nas Organizações - Tópicos Especiais em Liderança: Mercados, hierarquias e culturas **LINHAS DE PESQUISA:** **Estratégia e Mercados** Essa linha de atuação contempla a formação de vantagens competitivas das organizações nos atuais contextos de negócio, impactados pelos grandes desafios da sociedade. Conhecimentos pertinentes às áreas de Economia, Finanças, Logística e Inovação integram esses estudos, que têm, portanto, caráter multidisciplinar e que aqui são tratados em uma perspectiva sistêmica e aderente à natureza complexa e multidimensional aos desafios societais. Esta linha de atuação engloba três eixos principais de pesquisa. O primeiro eixo de investigação – Estratégia e Execução – investiga a implementação estratégica sob a perspectiva da prática, dos discursos e da tomada de decisão dos gestores. O segundo eixo de investigação – Estratégia e Inovação – esquadrinha a capacidade das empresas em compreender os avanços tecnológicos e de mercado ligados à digitalização, bem como implementá-los em sistemas de gestão adequados envolvendo estratégia, cultura e processos de inovação. O terceiro eixo de investigação – Estratégias Colaborativas – trata de aspectos relacionados à governança e à gestão de redes, parcerias e demais arranjos de colaboração interorganizacional, incluindo a inovação aberta”. **Liderança e Comportamento Organizacional** Essa linha de atuação contempla a atuação dos indivíduos e grupos dentro de contextos organizacionais e frente aos grandes desafios com o intuito de explicar fenômenos de poder, política e tomada de decisão nas relações indivíduo-trabalho-organização-sociedade. Conhecimentos pertinentes a campos como comportamento organizacional, filosofia, psicologia e psicanálise integram esses estudos, que focam, portanto, em abordagens relacionais. Esta linha de atuação engloba dois eixos de pesquisa. O primeiro eixo – Trabalho e Práticas Gerenciais – investiga questões inerentes ao trabalho gerencial e boundary work, evidenciadas sobretudo junto a indivíduos da média gerência e suas práticas discursivas e narrativas; o segundo eixo – Pessoas, Trabalho e Sociedade – dedica-se a explicar o fenômeno da liderança em múltiplos níveis de análise, bem como questões inerentes ao empreendedorismo e à gestão de pessoas.
O Mestrado Profissional em Administração da Fundação Dom Cabral (MPA-FDC) oferece aos alunos experiências internacionais que contribuem com o desenvolvimento de seus pensamentos globais. Nossos professores possuem atuação e relacionamento com pesquisadores e escolas de vários países ao redor do mundo, publicando internacionalmente artigos executivos e científicos em renomados periódicos. Algumas possibilidades que o programa oferece: 1) Cursar disciplinas eletivas ministradas por parceiros internacionais: Fort Hayes State University - FHSU (EUA), NOVA BUSINESS SCHOOL (Portugal) e Porto Business School (Portugal) e ESCP Business School (França) 2) Cursar disciplinas eletivas ministradas em inglês com participantes estrangeiros, ofertadas em conjunto com o EMBA 3) Experiência internacional – study trip 4) Possibilidade de adquirir certificado internacional ou dupla titulação internacional com a Porto Business School (Portugal) *Valores à parte. Consulte condições e regras
Progressão de Carreira: 70% dos mestres da FDC progridem em suas carreiras e aumentam seus níveis de renda em até dois anos de conclusão do programa. Ao concluir o MPA, você será capaz de: • Influenciar positivamente a transformação de negócios e organizações, considerando tanto as tendências globais quanto as circunstâncias locais, com uma perspectiva ética e cosmopolita. • Melhorar seu próprio desempenho e de sua organização, impactando positivamente o ambiente local ao integrar as metas de desenvolvimento sustentável em seu processo de tomada de decisão. • Ser protagonista de seu próprio aprendizado, mantendo uma mentalidade crítica e estratégica baseada em conhecimentos teóricos e práticos, inspirando mudanças em indivíduos, grupos, organizações e na sociedade como um todo.
Faça parte do FDC Alumni Network, a comunidade que congrega mais de 30 mil membros com trajetórias inspiradoras e transformadoras. Uma rede forte de conexão e relacionamento com grandes líderes do país. Potencialize seu conhecimento, acelere seu crescimento e gere valor para a sociedade. As iniciativas do FDC Alumni Network são baseadas em três pilares: - Reconexão com a FDC e com a comunidade Alumni. - Retribuição da educação recebida à sociedade. - Reforço do aprendizado contínuo. Clique aqui e saiba mais sobre o FDC Alumni Network!
**COORDENAÇÃO TÉCNICA** Alice Erthal **COORDENAÇÃO TÉCNICA ADJUNTA** Paulo Renato de Souza **COLEGIADO** O colegiado do Doutorado da FDC conta com a participação dos seguintes professores: Bruno Fernandes Alice Erthal Paulo Renato de Souza Ana Burcharth Kadigia Faccin Alice Oleto
**70% dos nossos alunos progridem em suas carreiras e aumentam seus níveis de renda após dois anos de conclusão do programa.** No quadriênio 2017-2020, tivemos 73 publicações realizadas por nossos alunos e ex-alunos, sendo 38 produções bibliográficas (ex: artigos científicos) e 35 técnicas (ex: apresentações, relatórios de pesquisa, etc.). Destas publicações, cerca de 70% foi derivada de seus trabalhos de dissertação, evidenciando a resultados concretos dos conhecimentos gerados em nosso programa. As produções técnicas de nossos professores durante o quadriênio 2017-2021 totalizaram 741 eventos, ficando assim configuradas: 203 entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia; 200 redes sociais, websites e blogs; 150 demais tipos de produção técnica; 112 trabalhos técnicos; 72 assessorias e consultorias; 2 produtos tecnológicos; 1 programa de computador sem registro; e 1 processos ou técnica. Nossos professores são estimulados a promover a inovação pedagógica e orientação para a prática em suas pesquisas. Assim, existe a expectativa que os professores tenham produções tecnológicas relacionadas, por exemplo, a modelos operacionais, jogos, vídeos, avaliações, ferramentas, livros, além de publicações executivas como diagnósticos, relatórios temáticos ou eventos e mídia da comunidade empresarial. Os professores também atuam em atividades de ensino e/ou pesquisa junto a diversas instituições nacionais e internacionais, tais como: Aarhus University, UFMG, PUC-MG, Insper, Universidade Fumec, Universidade Positivo, New York University, Copenhagen Business School, FGV, UFRJ, Organização Panamericana de Saúde, Organização Mundial de Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Southern Illinois University, HEC Montréal, Nottingham University Business School, University of British Columbia, Universidad Tecnologica Nacional, Universidad Del Valle, Pontifícia Universidad Javeriana, Universidad San Buena Ventura, Universidad Catolica de Montevideo, Universidade de Belgrano, Skema Business School, Kellog School of Management, Insead, IESE, Monash, dentre outras. Ainda ressaltamos que o MPA-FDC prioriza as temáticas locais ou regionais e/ou campos de atuação do profissional nos trabalhos de conclusão. As dissertações já aprovadas são divididas entre a seguinte proporção: (i) Regional: 30,88% (ii) Estadual: 4,41% (iii) Nacional: 42,64% (iv) Internacional: 7,35% (v) Horizontal: 14,70% **Descrição de Repercussão da Produção Intelectual dos Docentes Permanentes (2021-2024)** Os programas de Mestrado e Doutorado Profissionais em Administração da FDC consolidaram-se como referências na geração de conhecimento aplicado, impactando de forma expressiva a academia, o mercado e a sociedade. A atuação dos docentes permanentes tem gerado impactos significativos, com destaque para a produção técnica e aplicada. Os professores criaram relatórios técnicos, produtos tecnológicos, cursos de capacitação e estudos de caso, amplamente utilizados em organizações públicas e privadas. Essa produção totalizou 537 eventos, distribuídos entre apresentações, entrevistas, cursos, relatórios e serviços técnicos, demonstrando a transferência direta de conhecimento, essencial para a resolução de desafios gerenciais e a implementação de práticas inovadoras. A repercussão social da produção intelectual foi ampliada pela presença dos docentes em veículos de comunicação de grande alcance, como Revista Época Negócios, Valor Econômico, Estadão, G1 e SXSW. Os temas abordados incluíram inovação, transformação digital, gestão estratégica e sustentabilidade, conectando os programas à sociedade e posicionando os docentes como referências em suas áreas. O impacto internacional também foi expressivo, com iniciativas como o projeto "Developing Social Innovation Digital Ecosystems", liderado pelo professor Douglas Wegner, em parceria com a Universidade TU Dortmund, que gerou um policy-brief amplamente acessado. Professores como Ana Burcharth, Alice Erthal, Livia Barakat, Kadigia Faccin, Hugo Tadeu e Rodrigo Zeidan também se destacaram em suas respectivas áreas, recebendo reconhecimento e participação em eventos de relevância global. Em termos acadêmicos, os programas obtiveram 1041 trabalhos publicados, incluindo 370 artigos em periódicos de alto impacto e 537 produções técnicas, com a participação ativa dos docentes em eventos científicos internacionais. Essa produção contribui para a formação de discentes preparados para transformar organizações e a sociedade, reafirmando a posição dos programas como referência nacional e internacional. **Contribuições dos Programas para o Ensino ou Pesquisa Pedagógica** Os programas de Mestrado e Doutorado Profissionais em Administração da FDC têm se destacado por suas contribuições à inovação pedagógica, com uma abordagem integrada entre teoria e prática e um forte compromisso com a transformação social. A aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), tem permitido que os discentes desenvolvam soluções reais em colaboração com organizações parceiras, alinhando a experiência acadêmica às necessidades do mercado e da sociedade. A metodologia Assurance of Learning (AoL) também é um pilar fundamental, assegurando que os alunos adquiram competências estratégicas por meio de avaliações estruturadas. A produção de estudos de caso e relatórios temáticos, como o projeto de inovação social "Developing Social Innovation Digital Ecosystems", também reforça a relevância prática dos programas. Além disso, o desenvolvimento de metodologias como a Metodologia de Implementação de Estratégia e o Diagrama Estrela impactam diretamente o desenvolvimento organizacional e gerencial. A FDC Transforma, uma iniciativa de inclusão educacional, ampliou o acesso à educação para mais de 1.500 pessoas entre 2021 e 2023, especialmente mulheres e indivíduos autodeclarados pretos ou pardos. Essas iniciativas sociais estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reforçando o compromisso da FDC com a democratização do ensino. O reconhecimento internacional dos programas foi reforçado pelas acreditações EQUIS, AMBA e AACSB, e pela construção de parcerias estratégicas com instituições renomadas, ampliando a visibilidade global dos programas. Essas colaborações possibilitaram a produção de conteúdos bilíngues, a realização de webinars e o desenvolvimento de projetos conjuntos, consolidando os programas como uma referência de inovação educacional e excelência acadêmica.
**Contribuições dos Programas para o Desenvolvimento Local, Regional ou Nacional** Os programas de Mestrado e Doutorado Profissionais em Administração da FDC desempenham um papel essencial no desenvolvimento local, regional e nacional por meio de suas pesquisas aplicadas, projetos estratégicos e formação de lideranças. Os programas contribuem com soluções reais para desafios locais e nacionais, com destaque para a implementação de metodologias de gestão no programa PAEX (Parceiros para a Excelência), que impacta empresas de médio porte, aumentando a produtividade e a eficiência. A plataforma PILT, coordenada pelo professor Paulo Resende, utiliza big data analytics para analisar a infraestrutura de transporte nacional e auxiliar no planejamento público e privado. Além disso, a parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) gerou a criação da Escola de Negócios da Favela, capacitando empreendedores locais e contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Em termos de impacto social, o programa FDC Transforma, que concedeu mais de 1.500 bolsas de estudo entre 2021 e 2023, contribuiu para a inclusão educacional e social de grupos vulneráveis. A internacionalização dos programas fortaleceu a produção científica e ampliou a colaboração com instituições internacionais de renome, como a TU Dortmund (Alemanha) e a Africa Business School. O reconhecimento do impacto dos programas é refletido nos prêmios recebidos pelos docentes, como o de Jovem Pesquisadora pela ANPAD e outros méritos acadêmicos, consolidando os programas como uma força de transformação no Brasil. **Contribuições dos Programas que Caracterizem Integração e Cooperação com PPGs e Organizações Setoriais** Os programas de Mestrado e Doutorado Profissionais em Administração da FDC têm se destacado pela sua cooperação ativa com programas de pós-graduação nacionais e internacionais e com organizações setoriais de destaque. Os docentes mantêm colaborações com instituições como Southeast University, Aarhus University, HEC Montréal, e outras, viabilizando projetos de pesquisa de alto impacto e ampliando a inserção dos programas na comunidade científica global. No contexto nacional, os programas colaboram com instituições como UFMG, PUC-MG, EBAPE FGV e Universidade Fumec, fomentando a produção acadêmica integrada e fortalecendo o diálogo entre os principais centros de pesquisa do Brasil. Os docentes também participam ativamente de redes científicas e associações acadêmicas, sendo líderes em importantes eventos e publicações científicas, destacando os programas como um hub de produção e disseminação de conhecimento relevante para a sociedade. Essas parcerias fortalecem os programas ao possibilitar o intercâmbio de conhecimento e a aplicação de soluções inovadoras para os desafios do mercado e da sociedade, consolidando a FDC como um centro de excelência acadêmica e de impacto. **Impactos Acadêmicos e Sociais dos Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais em Administração da FDC.** **Alinhamento Estratégico com Desafios Sociais e do Mercado:** Os programas estão alinhados com os grandes desafios do mercado e da sociedade, integrando produção científica, técnica e prática profissional. Isso garante que a pesquisa realizada tenha relevância prática e possa contribuir diretamente para resolver problemas contemporâneos. **Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D):** A FDC tem investido uma parte significativa de seu faturamento em atividades de P&D, com um aumento planejado de 13,1% em 2024 para 15% em 2025. Esse investimento é essencial para gerar conhecimento acadêmico de alta qualidade, além de fomentar a inovação. Esse investimento também garante que os docentes dediquem uma parte considerável do seu tempo à pesquisa, resultando em uma produção acadêmica qualificada e de impacto. **Internacionalização e Visibilidade Acadêmica:** O apoio financeiro para participação de docentes em congressos e intercâmbios internacionais amplia a visibilidade dos programas e fortalece sua inserção no cenário acadêmico global. A atração de professores visitantes e a realização de workshops internacionais contribuem com novas abordagens e métodos aos programas. **Impacto da Produção Intelectual:** Ao longo do quadriênio, a FDC produziu 370 artigos em periódicos de alto impacto e 537 produções técnicas, incluindo relatórios, cursos e estudos de caso, que foram amplamente utilizados por organizações públicas e privadas, promovendo uma transferência direta de conhecimento. A presença dos docentes em veículos de grande alcance, como Revista Época Negócios, Valor Econômico, e G1, amplia a repercussão social da produção intelectual, posicionando os programas como uma referência nas áreas de inovação, transformação digital e sustentabilidade. **Impacto Social e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):** A produção intelectual está alinhada aos ODS, com destaque para os Objetivos 17 (Parcerias e Implementação), 9 (Indústria e Inovação), e 8 (Crescimento Econômico e Trabalho Decente). Os programas contribuem para a promoção de práticas sustentáveis, redução de desigualdades e avanços na saúde e educação. A pesquisa aplicada também é focada em temas de relevância social, como inovação social, desenvolvimento econômico sustentável, e o enfrentamento de desafios globais e locais. **Impacto na Formação de Líderes e Transformação Social:** Os programas formam líderes capacitados para enfrentar desafios complexos, com forte foco em soluções práticas para problemas organizacionais e sociais. A ênfase na geração de conhecimento aplicado (como white papers, cases de empresas, relatórios técnicos) visa resolver grandes desafios da sociedade e promover avanços teóricos e práticos que beneficiem diversos setores. Esses pontos demonstram um compromisso claro com a excelência acadêmica, a relevância social e o impacto prático da pesquisa realizada pelos discentes e docentes dos programas. A atuação dos programas é reconhecida nacional e internacionalmente, posicionando-os como uma referência na formação de profissionais e na geração de soluções para questões globais e locais. Os programas de Mestrado e Doutorado Profissionais em Administração da Fundação Dom Cabral (FDC) têm gerado impactos significativos no cenário acadêmico, social e econômico, tanto no Brasil quanto no exterior. O foco dos programas está em desenvolver soluções para problemas reais, promover a capacitação de indivíduos e transformar organizações e comunidades. Esse impacto é evidenciado por meio das pesquisas aplicadas, projetos estratégicos e pela formação de lideranças que contribuem ativamente para o desenvolvimento local, regional e nacional.
**FINANCIAMENTO EXTERNO:** A Fundação Dom Cabral conta com o apoio de diversas empresas que financiam a participação de seus colaboradores nos programas de Mestrado e Doutorado da instituição, seja por meio do investimento total ou parcial. Esse modelo de financiamento contribui para o fortalecimento da integração entre o meio acadêmico e o setor empresarial, promovendo o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e de alto impacto. **FINANCIAMENTO INTERNO:** **Bolsas de estudo** Além do suporte oferecido por empresas, a FDC possui um programa de bolsas sociais destinado a alunos pertencentes a grupos específicos, assegurando maior inclusão e diversidade no ambiente acadêmico. ACESSE AQUI para verificar os critérios de seleção e o edital para o programa de bolsas. **Apoio a Docentes e P&D** No que tange ao apoio aos docentes, a FDC patrocina a participação de professores em congressos nacionais e internacionais, ampliando a visibilidade das pesquisas desenvolvidas e fortalecendo a inserção acadêmica e profissional dos Programas de Mestrado e Doutorado. A política de incentivo ao impacto da produção intelectual contempla, ainda, recursos para a participação de docentes em eventos acadêmicos, como congressos e seminários. Adicionalmente, a FDC mantém programas para receber professores externos convidados, que realizam períodos sabáticos enquanto visitantes na instituição. O mesmo apoio é garantido aos professores da FDC, que contam com diretrizes específicas para a realização de períodos sabáticos em outras instituições nacionais e internacionais, contribuindo para a troca de conhecimentos e a inovação acadêmica. Consistentemente a FDC aloca um percentual relevante de seu faturamento em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), assegurando recursos para a produção de produtos bibliográficos, técnicos e tecnológicos de alto impacto. Essa alocação estratégica de recursos permite que os docentes do Núcleo Docente Permanente (NDP) dediquem, em média, 50% de seu tempo a atividades de pesquisa, desenvolvimento e orientação. Para os docentes com carga horária de 90 horas, 80% do tempo é direcionado especificamente para atividades de P&D. Com esse suporte financeiro estruturado, a FDC assegura a participação ativa de seus docentes em eventos acadêmicos de alto impacto, promovendo intercâmbios internacionais e atraindo professores visitantes que contribuem com novas abordagens de pesquisa e ensino, alinhadas à estratégia acadêmica do PPG.
- Acesse aqui a biblioteca de publicações com as teses e dissertações do MPA - Conheça as publicações mais relevantes produzidas pelo MPA nos últimos anos
O Mestrado tem a duração de **dois anos** e acontece em formato presencial. Serão **oito encontros** em regime de imersão no campus Aloysio Faria, em Nova Lima, MG. Além das aulas em sala, os estudantes participarão de palestras, painéis de debate, eventos culturais e confraternizações – tudo para que os alunos possam aproveitar ao máximo sua estadia e potencializar o relacionamento com a comunidade FDC. **Encontros presenciais:** oito módulos de quarta-feira até final de sábado, das 9h às 18h30 (total de dez disciplinas). Eventualmente as aulas podem começar na terça à tarde ou mesmo antes.
**YOUTUBE** - Veja os vídeos da websérie MPA Conexões - Veja os vídeos da websérie MPA Além da Superfície **INSTAGRAM** - Evento com Luiz Felipe Pondé - Juliana Sawaia fala sobre Segurança Psicológica no trabalho - "Sociedade do Cansaço", por Joel Oliveira no fórum do Conhecimento
**Local das aulas:** FDC, Campus Aloysio Faria - Av. Princesa Diana, 760 - Alphaville Lagoa dos Ingleses - Nova Lima/MG
**R$131.987,00** (cento e trinta e um mil novecentos e oitenta e sete reais) **Condições Especiais:** • 5% de desconto à vista ou parcelado em até 3x sem juros. Valor com Desconto: R$125.387,65 • Parcelado em até 40 parcelas fixas de R$3.733,58 **Ex-alunos do MBA FDC:** • 25% de desconto à vista ou parcelado em até 3x sem juros. Valor com Desconto: R$98.990,25. • ou 20% de desconto em até 40 parcelas fixas de R$2.986,87 **Ex-alunos, professores associados da FDC e OT PAEX:** • 20% de desconto à vista ou parcelado em até 3x sem juros. Valor com desconto: R$105.589,60. • ou 15% de desconto em até 40 parcelas fixas de R$3.173,55 [Confira aqui os programas que fazem parte da Rede Alumni.](https://alumni.fdc.org.br//) **Atenção:** Parcelamento no pix, boleto ou cartão de crédito. Pagamento entre 4 e 40 parcelas incidem juros de 0,65% a.m. Nestes valores não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação. Condições não cumulativas entre si e nem com outros descontos divulgados anteriormente. **ATENÇÃO: MULHERES TÊM 5% A MAIS DE DESCONTO!!**
Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração, UFRJ, com parte da pesquisa realizada durante o programa de doutorado sanduíche na Florida International University, Estados Unidos, apoiada pela CAPES. Realizou dois ciclos de pós-doutoramento, também pelo Coppead-UFRJ. Mestre e Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Certificada internacionalmente como treinadora da Global Reporting Initiative (GRI), em Gestão de Processos pela BPTrends Associate, em Coaching Profissional pela BCI e em ferramentas de avaliação de personalidades e habilidades OPQ e Verify da SHL. Acumula experiência de mais de 15 anos como gestora, consultora, treinadora e coach em diferentes indústrias dos setores público, privado e terceiro setor. Hoje é professora de tempo integral da FDC, atuando nos temas Liderança, Job crafting, Segurança psicológica, Paradoxos Organizacionais, Cultura Organizacional e Gestão de Mudanças, também em contextos como Sustentabilidade, Transparência Corporativa e Filosofia Lean. Possui publicações em periódicos de destaque internacional (Quali CAPES 1 e ABS3), como o International Journal of Production Economics e o Production Planning & Control, atuando ainda como revisora destes e de outros periódicos de primeira linha. Participou dos principais congressos nacionais e internacionais de Administração de Negócios, Organizações e Operações, apresentando e revisando artigos. [LINKEDIN](https://www.linkedin.com/in/alice-erthal-7a16831b/) [LATTES](http://lattes.cnpq.br/0769712589853491) [ORCID](https://orcid.org/0000-0002-0391-4364)
Paulo Renato é professor e pesquisador nas áreas de Gestão de Operações e Logística da Fundação Dom Cabral. Paulo é doutorando em administração (linha de pesquisa transferência de conhecimento em compras), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e tem Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Fundação Dom Cabral. Ele atua nos programas de mestrado profissional, pós-graduação, parcerias e customizados na FDC. Já atuou em empresas como a Ambev, Bunge, Souza Cruz, FIESC, Novartis, Petrobras, Cardif, Algar, Sest Senat, entre outras. Atuou como professor do Centro Universitário Newton Paiva, Centro Universitário UNA, Ibmec e Senac. Foi assessor de logística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É autor de diversos artigos nacionais e internacionais relacionados a logística, operações, compras, supply chain managemente, cadeia de valor e canais de distribuição. [LINKEDIN](https://www.linkedin.com/in/paulo-renato-de-sousa-84215746/) [LATTES](http://lattes.cnpq.br/1034300384416539) [ORCID](https://orcid.org/0000-0001-9044-5772)
Maria Elisa é doutora em Administração, com ênfase em Estratégia e Gestão de Pequenas Empresas, pelo doutorado conjunto HEC – Montréal e McGill University, Canadá. Mestra em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É pós-graduada em Administração Mercadológica (UNA) e Bacharel em Administração de Empresas (UFMG) e em Filosofia (Universidade Católica de Brasília). Professora da Fundação Dom Cabral – FDC, atua na educação acadêmica (mestrado e MBA), e nos programas de educação executiva. É membro titular do conselho curador da Fundação IPEAD/UFMG. Trabalha há mais de duas décadas como professora e consultora com temas de Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Estratégico e Execução de estratégias. Possui grande experiência de ensino e consultoria em programas customizados para empresas privadas e públicas. Como pesquisadora, ela possui uma abordagem sociológica através da qual investiga sobre a estratégia como prática e sobre o processo de crescimento das organizações. Autora de artigos em revistas acadêmicas, publicações executivas e anais de congressos no Brasil e no exterior, tem como foco o processo estratégico. [LINKEDIN](https://www.linkedin.com/in/maria-elisa-brand%C3%A3o-10047a14/) [LATTES](http://lattes.cnpq.br/0917452680043111) [ORCID](https://orcid.org/0000-0003-3821-3397)