Humberto Falcão Martins é Doutor em Administração (EBAPE/FGV, 2003), Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV, 1995), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Pública (ENAP, 1996) e Bacharel em Administração Pública e de Empresas (UnB, 1986). Atua na área de administração e políticas públicas em atividades acadêmicas, de consultoria e como gestor.
Como acadêmico, atua há 38 anos de atividades de ensino e pesquisa. Atualmente é professor do quadro permanente da Fundação Dom Cabral e professor visitante no Instituto Brasiliense de Direito Público. Foi professor da EAESP/FGV, EBAPE/FGV e Universidade de Brasília, além de inúmeras escolas de governo no Brasil e no exterior. Foi visiting fellow na Ecole Nationale de Santé Publique na França (Rennes, 1998), na York University (Toronto, 2001), na London School of Economics and Political Sciences (2019) e na Hertie School em Berlin (2023). Autora cerca de 150 publicações, incluindo 25 livros, que refletem uma agenda de pesquisa sobre gestão de desempenho, governança colaborativa e transformação da gestão pública. Atualmente coordena projetos de pesquisa sobre capacidades institucionais, governança colaborativa e reforma administrativa.
Como consultor, liderou mais de 300 projetos de melhoria organizacional e de políticas públicas, abrangendo temas como estratégia, estrutura, processos, pessoas e inovação, com ênfase nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e gestão pública. Tais projetos se desenvolveram junto ao Governo Federal, estados, municípios e outros países a partir de organismos internacionais (predominantemente Banco Mundial, BID e PNUD) e do Instituto Publix, que fundou e co-liderou por 15 anos. Entre os grandes projetos dos quais participou ativamente, destacam-se a Reforma Gerencial da Administração Federal de 1995 e o Choque de Gestão em Minas Gerais.
Como gestor público, integrou a carreira dos EPPGG e trabalhou na Administração Federal por cerca de 20 anos. Exerceu cargos de assessoria e direção na Presidência da República e nos Ministério da Administração e Reforma do Estado, Fazenda e Planejamento, Orçamento e Gestão (onde foi Secretário de Gestão Pública, delegado do Brasil no Comitê de Gestão Pública da OCDE e presidente da Rede de Gestão Pública e Transparência do BID).
Atua também há mais de 20 anos como membro de conselhos de administração de organizações públicas, da sociedade civil e empresas. Atualmente é membro dos Conselhos de Administração da ALUPAR e do Instituto República. Seu trabalho foi reconhecido pelo Prêmio ANPAD, pela Medalha Hélio Beltrão e pelo Mérito CONSAD.